sábado, 12 de março de 2011

Ra - re - ri - ro - rua!


Já havia solicitado informações sobre o desenvolvimento da fala das crianças, quando, no ano passado, percebi que os gêmeos, João e Laura, amigos do Fred, haviam me dito que ele estava no banheiro com toda ênfase que a letra R poderia ter. Frederico, apesar de mais velho, ainda praticava a omissão de alguns fonemas, principalmente na conjunção de consoantes. “Ora, mãe, o R é o último fonema a ser desenvolvido, podendo ser facilmente substituído pelo L”. Tlocando em muídos, eu não deveria me preocupar ainda.
Desde então passei a observar a evolução da sua fala, mesmo que ao meu ver, em descompasso com seu crescimento instantâneo de menino. A primeira vitória foi quando, orgulhoso, nos contava sobre sua aventura nos gramados botafoguenses: no estádio do Engenhão, de mãos dadas com o Lúcio Flávio, ele e o primo haviam participado da abertura de um jogo. Daí para Flamengo, Fluzão, e outras tantas palavras com o L foi moleza. “Rato”, “carro” e “roda” saíam com aquela facilidade gutural de início de aprendizado, mas o nome da sua melhor amiga continuava a ser “Catalina”.
Pois nesses dias, resolvemos fazer uma brin-ca-dei-ra. Nos sentamos na sala e começamos, entre os desenhos da Nick e o dvd do Power Rangers, a solicitar que ele repetisse algumas palavras: ár-vo-re, ba-ra-ta, a-ra-nha, bom-bei-ro, enfatizando as silabas que nos interessavam. E ele, com uma pronúncia no início tímida, repetiu, corretamente, todas elas, pouco a pouco dominando os “ras” e “res” daquilo que ditávamos. A cada acerto, batíamos palmas e fazíamos festa, o que o fazia sorrir e gargalhar cada vez mais empolgado com seu próprio desempenho. A atividade começava a se tornar mais engraçada, conforme as palavras iam se tornando mais difíceis: pe-re-re-ca, mamãe San-dra, tar-ta-ru-ga, e nos divertíamos e incentivávamos o seu esforço – inclusive com as caretas necessárias – para que a pronúncia fosse correta.
Nesta empolgação crescente, pede a vez e faz sua sugestão, pra saber se nós também saberíamos repetir a palavra que ele nos ditaria. Fez aquela cara gostosa de esperteza, o olhar de quem iria pronunciar a palavra mais difícil do mundo, e nos brinda:  
- Te-li-vi-são-Ô!

3 comentários:

  1. A própria Catarina, foi uma das últimas do grupo dela a pronunciar o "R"... Por quatro anos, (achava que) reinava lá em casa, dando suas ordens, sempre terminadas num enfático "agoLa"!!!

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE a saída do Fred!!!!!!!!!!!!!!
    E foi bom tb pq me esclareceu uma coisinhas que eu não sabia: esta coisa do R forte... meus filhos não passaram por isto, mas meus sobrinhos estão passando...
    Amoooooo seus textos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Mto bom!!
    E o mais legal é ele "ensinando" pro Xande rrsrsrs

    ResponderExcluir